Para a minha estrelinha

Jojo sofreu a vida inteira.

Viveu anos em uma caixa de madeira, sem ver a luz do sol, em um lugar horroroso. Perdeu ninhadas e mais ninhadas. Chegou em um estado deplorável na ONG, muito arisca e assustada.

Foi adotada após um ano e devolvida um mês mais tarde, porque quebrou um vaso.

Lembro até hoje do dia em que fui buscá-la na antiga casa e da dor que senti por ter falhado. Lembro da sua carinha de pânico, me olhando pelas grades da caixa de transporte e da falta de coragem de deixá-la no abrigo de novo.

Foi assim que ela chegou à nossa família e me deu o privilégio de amá-la incondicionalmente.

Aí vieram os diagnósticos da surdez, do megaesôfago e da FIV. Descobrimos que sua vida seria curta, mas ela nunca viu isso como um problema.

Depois vieram o tumor na orofaringe, o sopro no coração, o câncer, a hemobartonelose e, o golpe de misericórdia, a pneumonia.

Foi muita coisa junta, até para uma guerreirinha como ela.

Agora Jojo está livre da dor, dos tubos, das injeções e dos remédios que tanto odiava. Passou, não dói mais nada. Dói apenas em mim, que tenho um buraco no peito e o coração despedaçado.

O que fazer com tanta saudade?

Saudade dela miando rabugenta, pedindo atenção. Saudade dela empinando o bumbum para receber carinho. Saudade dela dormindo no meu colo ou no meu travesseiro. Saudade dos gritinhos felizes, cada vez que ela via o potinho de sachê. Saudade dos olhinhos profundos, sempre me olhando com tanto amor. Saudade até dos grunhidos malucos, no meio da madrugada.

E a saudade da Pi? Como explicar essa saudade, que ela ainda nem sentiu?

Saudade também pela Lily, que não teve a chance de conhecer a gata mais especial do mundo.

Fico pensando o que fiz de errado, o que poderia ter feito diferente, o que faltou.

Mas a verdade é que já entrei nessa batalha sabendo que iria perder. Difícil é explicar essas coisas para o coração. O meu desaprendeu a bater longe do dela e insiste em sangrar.

Como conseguir dormir de agora em diante? Como reunir forças para me despedir?

Eram dois meses iniciais. Foram três anos. E nunca, nunca terá sido tempo suficiente.

Brilha, milagrinho, brilha…

Te amo para sempre.

Imagem

16 pensamentos sobre “Para a minha estrelinha

  1. Li o texto parada no trânsito. Impossível não se comover e conter as lágrimas…
    Muito triste perder esse anjinho por aqui, mas que virou uma estrelinha p/ brilhar ainda mais. Jojo foi highlander, varias lições de vida e de amor incondicional. Fico feliz por ela ter sido feliz em boa parte da vida dela graças a vcs dois. Bjs com mto amor
    #Brilhamilagrinho #Jojoamoreterno

  2. Olhos cheios de lágrimas,mas certeza que ela soube o que era ser amada,cuidada.Até os guerreiros têm seu tempo.Fôrça Paula a vida continua,eu sei que é muito difícil,mas você tem ótimas lembranças dela e nós também,você também é uma guerreira,se cuida bastante e beijos.
    Ruth Capuano

  3. Que todos tenham muita paz. Ela já encontrou a dela. Cabe a vocês encontrarem a própria. Merecida. Bjs

    Marilia Camara’s iPhone

  4. Paula, eu acompanhei a saga da Jojo e aprendi com ela a aceitar um desafio. Essa estrelinha a mais no ceu hoje vai servir de inspiração para algumas pessoas. eu incluída. Não chore por ela, mas celebre o privilégio de te-la tido na sua vida. É o que eu busco fazer com as minhas ninhadas, meus malucos de pedra, meus poodles banguelentos, surdos, cheios de atitude e de um amor que eu busco imitar. Sinta um abraço forte. Chu

  5. flor, vc não perdeu batalha nenhuma, vc ganhou uma guerra, conviver com ela foi o premio pela conquista e agora ela so foi para se preparar, ficar linda, sadia e gostosa (mais) para qdo vc estiver bem velhinha, rabugenta e banguela, ela cuidar de vc qdo chegar lá em cima, assim como vc cuidou dela aqui.

  6. É querida dói demais. Esses três anos representaram para ela a chance de saber que não há só maldade nas pessoas, que existe um amor imenso que acolhe, ampara. Não tenha dúvida, isso valeu muito para ela. A Jo ensinou a todos nós a força e a garra de uma verdadeiro guerreira, que sabe amar incondicionalmente. Nós podemos ficar muito tristes neste momento, mas devemos agradecer o privilégio de ter conhecido e podido amar a Jojo.

  7. Paula, você é um anjo que veio para dar amor e carinho para a Jojo, eu não tenho gatos, mas gosto desde pequena, viva cheia deles em volta de mim.Depois fui ganhando a confiança de uma raça maravilhosa de cães, os York Shires, aí só deram eles na minha vida. Tenho também vários cães SRD adotados, que alimento, vacino e castro e coloca em família que cuida.
    Também já perdi 4 deles e foi uma dor que esta custando a passar, as duas últimas este ano, em menos de 6 meses cada uma. A saudade é o amor que ficou, por isto estou mais confortada e ainda tenho mais 3 e uma labrador linda e meiga.
    A Jojo esta brilhando no céu junto com as minhas Nina e Lilly, Elvis e Lolly.
    Parabéns pelo seu lindo coração e estou aqui para qualquer ajuda necessária,Bjus.

  8. Obrigada, queridos… Passei o final de semana de molho, curtindo a tristeza, esperando a dor passar, mas a verdade é que nada alivia, nada conforta. Meu coração está esmigalhado. Fico procurando a Jo pela casa, o espacinho dela no meu travesseiro continua vago, não consegui me espalhar na cama e ocupá-lo. Será que algum dia para de doer? 😥

    • Oi Paula, vai passar sim, eu também perdi duas doguinhas recentemente, elas eram paixões e grudadas em mim, mas como tenho outros dogs, preciso tomar conta deles. As saudades são enormes e é o amor que ficou para sempre em meu coração.

  9. Pingback: Conjuntivite, múltiplos fóruns e pombas barbeiras | PAULAtinamente

  10. Pingback: Família que tem pneumonia unida…. | PAULAtinamente

  11. Pingback: Saudade, palavra triste, quando se perde um grande amor… | PAULAtinamente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s